Desenvolvimento Rural

Seminário sobre recuperação da fertilidade do solo é realizado em Maquiné

Publicação:

Um dos objetivos do encontro foi apresentar informações sobre recuperação da capacidade produtiva do solo. - Foto: Ascom SDR
Por Guilherme Granez/Ascom SDR

O município de Maquiné recebeu, na terça-feira (9/4), no Centro de Tradições Gaúchas Devotos da Tradição, o seminário Recuperação da Fertilidade, Manejo e Conservação do Solo. A iniciativa é parte do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar).

O objetivo do encontro foi transmitir informações relacionadas à recuperação da capacidade produtiva do solo e apresentar políticas públicas para os agricultores familiares. O município recebeu cerca de R$ 3,5 milhões para recuperar mais de 500 hectares de áreas de produção afetadas pelas enxurradas ocorridas em junho de 2023. Serão beneficiados mais de 180 produtores com a ação.

O titular adjunto da SDR, Lindomar Moraes, destacou que as ações buscam minimizar as perdas dos agricultores familiares. “Nosso objetivo é, diante do recurso já encaminhado às prefeituras, orientar o produtor para que ele possa recuperar a plena capacidade produtiva da sua propriedade”, frisou.

A primeira etapa do Programa de Recuperação de Fertilidade do Solo tem o propósito de disponibilizar recursos para a recuperação de áreas cultiváveis em municípios que tiveram perdas decorrentes do ciclone extratropical que atingiu o Estado no ano passado, buscando recuperar plenamente a capacidade produtiva delas.

O objeto do convênio é a aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura. O investimento total do governo estadual é de R$ 10 milhões.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Maquiné, pela Emater/RS-Ascar, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné e por bancos parceiros.