Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Estado amplia apoio hídrico para a agricultura familiar em 35 municípios do Rio Grande do Sul

Ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural estrutura projetos voltados à irrigação e ao aproveitamento de recursos hídricos

Publicação:

Secretário Covatti e autoridades posam para foto com Termo de Compromisso assinado
Ao todo, 46 associações e cooperativas foram habilitadas a desenvolver projetos - Foto: Penélope Miranda/Divulgação

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, concluiu nesta sexta-feira (28/11), em Santa Cruz do Sul, a primeira rodada de assinaturas dos Termos de Compromisso do Programa Desenvolve RS Rural – Usos Múltiplos da Água, que busca reforçar a segurança hídrica no meio rural. Ao todo, 46 associações e cooperativas foram habilitadas a desenvolver projetos de captação, armazenamento, distribuição e usos múltiplos da água, totalizando mais de R$ 7,4 milhões em investimentos.

As iniciativas envolvem perfuração de poços, construção de reservatórios, implantação de sistemas de irrigação, redes de abastecimento, açudes e estruturas de manejo hídrico que fortalecem tanto a produção agrícola quanto o acesso à água pelas famílias rurais.

Os projetos contemplam 35 municípios, sendo eles:

Ibiaçá, Cacique Doble, Sananduva, David Canabarro, Barracão, Tapejara, Água Santa, Passo Fundo, São Valentim, Getúlio Vargas, Erval Grande, Três Arroios, Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Palmeiras, Constantina, Liberato Salzano, Santo Ângelo, Campina das Missões, Cerro Largo, São Martinho, São Martinho da Serra, Santiago, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Estrela Velha, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Encruzilhada do Sul, Arroio do Tigre, Vera Cruz e Salto do Jacuí.

As ações fortalecem a estrutura hídrica das comunidades rurais, ampliam a autonomia das famílias agricultoras e ajudam a reduzir os impactos das estiagens. Com mais acesso à água e sistemas modernos de irrigação, os produtores ganham estabilidade, produtividade e um campo mais preparado para os próximos anos.

Durante o ato que encerrou a primeira semana de assinaturas, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destacou que o programa, estruturado em um modelo de financiamento misto — com 80% do valor a fundo perdido pelo Feaper e 20% pagos pelos beneficiários em até oito anos, com três anos de carência e cinco para quitação — representa uma iniciativa estratégica para fortalecer a agricultura familiar, promovendo o uso eficiente dos recursos públicos e garantindo melhores condições de produção “da porteira para dentro”.

Covatti ressaltou ainda que ações voltadas ao acesso à água e ao avanço tecnológico no campo são fundamentais para assegurar a permanência das novas gerações no meio rural. “Temos que dar oportunidade e qualidade de vida para que essa gente maravilhosa continue produzindo alimentos para o consumidor gaúcho e brasileiro”, afirmou.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural