Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Desempenho de variedades de milho do Troca-Troca é analisada em Crissiumal

Publicação:

Quatro técnicos, da SDR e da Emater/RS-Ascar, analisam lavoura de milho
Os participantes tiveram a oportunidade de conferir quatro estações, com os temas: Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo - Foto: Cleuza Noal Brutti/Emater/RS-Ascar
Por Cleuza Noal Brutti/Emater/RS-Ascar

Na quinta-feira (12/12), um dia de campo em Crissiumal exemplificou o desempenho de variedades de milho adquiridas pelo Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento foi realizado na localidade Grün, na propriedade do produtor rural Clácio Schmidt.

"Queremos mostrar na prática a qualidade e a eficiência das sementes oferecidas, desmistificando percepções equivocadas sobre o material do programa e fortalecendo, assim, a credibilidade do Troca-Troca entre os produtores rurais”, afirmou o coordenador da Divisão do Programa Troca-Troca de Sementes, Vicenti Ney.

No dia de campo, foram apresentados o milho do grupo 2 (híbrido convencional); milho do grupo 3 (milho híbrido transgênico, com tecnologia mínima de resistência a herbicida); milho do grupo 4 (milho híbrido transgênico, com tecnologia mínima de resistência a herbicida e tolerância a lagarta); e milho do grupo 5 (milho híbrido transgênico, com tecnologia mínima de resistência a herbicida, tolerância a lagarta e tratamento industrial de semente para controles de sugadores e mastigadores).

"O objetivo é avaliar, a campo, o desempenho das variedades disponíveis no Troca-Troca, por grupo de tecnologia", disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Fernando Leichtweis. "E, tendo em vista que o milho será usado para silagem, queremos avaliar a produção de massa verde por hectare e peso por espigas", concluiu Leichtweis.

Os participantes tiveram a oportunidade de conferir quatro estações, com os temas: Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo no município, apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Tecnologias disponíveis para milho no Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo, pelas empresas Sementes Biomatrix e LG Sementes; Condução da Lavoura de Milho, pela Emater/RS-Ascar e o produtor rural Clácio Schmidt; e Manejo e Conservação de Solo, pela Emater/RS-Ascar.

"Nós estamos construindo, em parceria com a SDR, uma estratégia para o fomento ao milho Troca-Troca. Aqui temos um excelente exemplo, com cinco cultivares disponibilizadas pelas empresas participantes. Estamos celebrando o que foi proposto lá em junho e julho, que era a disponibilização desses materiais. Com a contribuição de muitas mãos, desenvolvemos políticas públicas significativas, e o Programa Troca-Troca é um exemplo claro disso, consolidado pela nossa parceria com a Secretaria", destacou o assistente técnico estadual de Culturas da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri.

TROCA-TROCA

Criado em 1988, o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo coloca à disposição dos agricultores familiares sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos ou silagem.

O objetivo do Governo do Estado é estimular a produção de milho, considerado uma das maiores culturas agrícolas mundiais. O grão é estratégico para alimentar a cadeia produtiva de carne.

O dia de campo sobre o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal. Apoiaram o evento Sicredi, Biomatrix, LG Sementes, Prefeitura de Crissiumal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural