Luciano Schwerz é o novo presidente da Emater/RS-Ascar
Escolha foi aprovada pelo Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS e pelo Conselho Administrativo da Ascar
Publicação:
O engenheiro agrônomo e extensionista rural, Luciano Schwerz, é o novo presidente da Diretoria Executiva da Emater/RS e superintendente geral da Superintendência Executiva da Ascar. A escolha foi validada durante a Sessão Extraordinária Conjunta dos Conselhos Técnico Administrativo da Emater/RS e da Ascar (CTA/Conad), realizada na tarde desta terça-feira (10/9), no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e presidente dos conselhos, Vilson Covatti, a escolha de Schwerz para liderar a Emater/RS-Ascar reforça a missão da gestão em garantir o protagonismo da entidade na pesquisa, extensão rural e assistência social em todo o Estado. “A Emater é o braço fundamental para que as políticas públicas executadas pela SDR alcancem seus destinos. Confio plenamente no Luciano para conduzir essa missão, especialmente num período em que estamos focados na reconstrução do nosso Estado. Também agradeço ao governador Eduardo Leite por apoiar esse processo de fortalecimento da agricultura familiar”, destacou Covatti.
Natural de Sarandi, Luciano Schwerz, 36 anos, é engenheiro agrônomo e filho de agricultores familiares. Possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Fitotecnia pela ESALQ. Com experiência em pesquisa e extensão rural, atua como professor de Agronomia no Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG), desde 2016.
"Assumir a presidência da Emater é uma grande responsabilidade e uma oportunidade que recebo com muita gratidão. Nossa gestão será guiada por três pilares fundamentais: geração de renda, inovação e tecnologia. Quero agradecer ao secretário Vilson Covatti pela indicação e reforçar o compromisso de fazer com que a Emater continue cumprindo seu papel social, levando extensão rural e assistência técnica a todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Extensionista desde 2012 na Emater/RS-Ascar, liderou o escritório de Sarandi e gerenciou a regional de Frederico Westphalen, focando na aproximação com entidades e na qualificação técnica para produtores. Além disso, como agricultor, busca soluções sustentáveis para a agricultura, com destaque para seu trabalho sobre sequestro de carbono em cultivos outonais. “Estamos cientes do enorme desafio que temos pela frente, especialmente no apoio aos agricultores na adaptação a novos cenários. A Emater vai continuar ao lado de cada agricultor, sempre buscando melhorar a qualidade de vida no campo”, concluiu o novo presidente.