Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

SDR, Embrapa Trigo e Emater/RS assinam Termo de Cooperação para o fomento no uso de cereais de invernos

Ato aconteceu no estande da Embrapa na Expodireto Cotrijal

Publicação:

Ato aconteceu no estande da Embrapa na Expodireto Cotrijal
Ato aconteceu no estande da Embrapa na Expodireto Cotrijal - Foto: Vinicius Medeiros
Por Guilherme Granez/SDR
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, a Embrapa-Trigo e a Emater/RS firmaram, nesta quinta-feira (7/3), durante a 24ª Expodireto Cotrijal, um Termo de Cooperação para o fomento no uso de cereais de inverno no âmbito do Programa Sementes Forrageiras, coordenado do pela SDR e que contempla 11 mil produtores rurais.
 
O objetivo do termo é estabelecer uma integração de esforços entre as partes para a execução de atividades conjuntas de transferência de tecnologia que promovam a inserção de inovações tecnológicas voltadas ao uso de cereais de inverno na alimentação animal e ao manejo e conservação do solo e da água. O intuito é divulgar, difundir e transferir os resultados gerados para agentes multiplicadores e produtores rurais em propriedades rurais do Rio Grande do Sul.
 
A Embrapa Trigo, com seu portfólio de cereais de inverno e soluções tecnológicas de manejo com trigos forrageiros, triticales, cevadas, centeios e aveias, contribui de forma efetiva na qualificação dos resultados do Programa Sementes Forrageiras, trabalhado em conjunto entre SDR e Emater-RS. 
 
O secretário Santini valorizou a iniciativa, principalmente, pelo seu potencial de beneficiar os produtores rurais “Eu sempre acreditei muito na pesquisa, na extensão rural e na transformação que elas promovem nas propriedades do gaúchas”, afirma Santini.
 
O chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, frisou que o termo é uma oportunidade de contribuir com quem produz na terra. “Os fundamentos já estão postos, agora precisamos ganhar a escala das pastagens, campos e roças e, efetivamente, contribuir com o produtor”, conclui Lemainski. A presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld, afirma que é fundamental estabelecer o elo pesquisa e produtor rural. “A relação entre o que é estudado e o que é aplicado deve ser mais intensa”, finaliza.
 
Já a partir deste mês de março, se iniciará a implantação de 10 unidades de referência no cultivo e manejo de cereais de inverno para produção de leite em propriedades participantes do Programa de Sementes Forrageiras 2024.
 
Também serão realizados treinamentos técnicos, capacitações e visitas, envolvendo técnicos e produtores, visando posicionar corretamente as cultivares da Embrapa, manejo produtivo e conservação de forragens para a alimentação animal.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural