Avanços e desafios da agricultura são debatidos no Seminário Regional de Agroindústria Familiar em Erechim
Publicação:
Os avanços e desafios, a legislação e as políticas públicas voltadas para os empreendimentos de agroindústrias foram os enfoques do Seminário Regional do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), realizado em Erechim nesta quinta-feira (21/11), no Pólo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), dentro da programação da Frinape 2024. Participaram do evento cerca de 140 pessoas, entre produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar da região do Alto Uruguai.
O seminário, que vem sendo realizado em mais de dez regiões do Estado, visa divulgar o Programa como política pública voltado para agroindústria familiar e promover o debate para o fomento, incremento e inovações, para o que o Peaf possa apoiar as famílias da agricultura familiar neste processo. O Programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.
As orientações foram voltadas para o acesso desta política para agroindústrias de produtos de origem vegetal, animal e de bebidas. Eduardo Rosa, representando o Departamento de Agroindústria Familiar da SDR, expôs as formas de acesso ao programa, que possibilita às agroindústrias o acesso a outras políticas públicas e serviços, bem como à participação em feiras viabilizadas pela SDR, entre outros benefícios. De acordo com a SDR, 3.969 agroindústrias estão cadastradas, sendo 1.800 inclusas no Peaf. Em Erechim, são 47 agroindústrias, sendo 35 inclusas no programa.
O diretor do Departamento da Agroindústria Familiar, Flavio Smaniotto, destacou a importância dos seminários para ouvir os produtores, cujas demandas irão contribuir nos avanços do programa. Smaniotto destacou a importância da qualidade na produção desta atividade, que tem muito a contribuir na sucessão familiar.
A complexidade da legislação, a falta de mão de obra, a sucessão familiar, entre outras dificuldades, foram alguns dos pontos levantados como desafios pelos produtores, além de capacitações para produtores, unificação nas orientações em relação às exigências e assessoramento técnico, pautaram os apontamentos dos participantes durante o seminário, promovido pela Emater/RS-Ascar e SDR, com apoio da Fetag, Famurs e Siscoob.
Abertura: O ato de abertura do evento contou com a participação do diretor do Departamento da Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, (SDR), Flavio Smaniotto, o secretário adjunto da Secretaria Municipal da Agricultura de Erechim, Lindomar Kosmann, a da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, além do presidente do Sicoob, Paulo Renato Camillo, do superintendente regional do Sicoob Crediauc, Rafael Hall, de o vice-presidente do Sicoob Crediauc, Igor Dalbello.
Mais notícias
- Plateia de costas observa a fala do servidor da SDR Douglas Velho, que discorre em frente a um telão com informações do Programa de Sementes Forrageiras.
- Sete pessoas posam para a foto à frente de uma parede de tijolo à vista. Quatro delas seguram um certificado.
- Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
- Secretário Covatti, ao centro, segura contrato da Consulta Popular. Ao seu lado esquerdo, homem de camisa vermelha e mulher de branco posam para foto. Ao seu lado direito, homem de terno e homem de camisa cinza posam para foto