Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Como o crédito rural assistido mudou a realidade no campo? Seminário na Expoagro Afubra 2025 apresenta experiências

Publicação:

Seminário na Expoagro mostrou como crédito rural e manejo do solo transformam agricultura familiar no RS.
Seminário na Expoagro mostrou como crédito rural e manejo do solo transformam agricultura familiar no RS. - Foto: Guilherme Granez/SDR
Por Rejane Paludo/Emater-RS/Ascar

º Seminário Regional de Crédito Rural, realizado na quinta-feira (27/03) na ExpoAgro Afubra, apresentou casos concretos de como o acesso a financiamentos e técnicas adequadas de manejo do solo estão transformando a agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, contou com a presença de produtores rurais e autoridades, incluindo o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Alex Teichmann.

Agricultores beneficiados pelo Pronaf relataram experiências bem-sucedidas. Verônica Etges, da Pousada Camponesa em Santa Cruz do Sul, utilizou o crédito para construir uma hospedaria rural e posteriormente ampliar o negócio com um espaço para eventos de 400 m². Já Adilson da Silva, de Soledade, implantou sistema de irrigação em 9 hectares de pastagem com recursos do Pronaf e do programa Supera Estiagem, com planos de expansão para 23 hectares.

O Feaper também mostrou resultados positivos, financiando projetos como um silo secador de grãos em Passa Sete e a reforma de uma sala de ordenha em Vale do Sol. Dados da Emater/RS-Ascar revelam que somente em 2024 foram encaminhados 35 mil projetos de crédito rural, beneficiando mais de 32 mil famílias, além de R$ 31 milhões aplicados através do Feaper Agrofamília.

Josemar Parise, extensionista da Emater/RS-Ascar, destacou a importância do manejo adequado do solo para enfrentar as estiagens. "Áreas com solo bem manejado apresentam produtividade até 30% maior durante períodos de seca", afirmou. As técnicas recomendadas incluem diversificação de culturas, uso de plantas de cobertura e ajustes no ciclo das culturas.

Os resultados demonstram que a combinação de crédito rural acessível e assistência técnica qualificada está gerando aumento de produtividade, renda e sustentabilidade nas propriedades familiares gaúchas. Agricultores interessados podem obter mais informações junto aos escritórios da Emater/RS-Ascar em seus municípios.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural