Em Venâncio Aires, SDR realiza entrega do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras
Atividade realizada no Sindicato Rural orientou produtores sobre práticas agrícolas e uso de recursos fornecidos pelo programa
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou nesta terça-feira (18/3), uma entrega técnica de sementes do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras para produtores e entidades do município de Venâncio Aires. O ato foi realizado no Sindicato Rural do município. O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Alex Teichmann, representou o secretário Vilson Covatti na cerimônia, que contou com a presença do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e demais autoridades.
A entrega técnica tem como objetivo orientar os produtores sobre o uso das sementes e a aplicação de boas práticas agrícolas. “Construímos esses espaços, a pedido do secretário Covatti, com o objetivo de aproximar os técnicos da SDR com os produtores beneficiados pelo programa”, afirmou Teichmann.
O engenheiro agrônomo do Departamento de Agricultura e Pecuária Familiar (DAFA) da SDR, Douglas Antônio Velho, e o engenheiro agrônomo do Setor de Transferência de Tecnologias da Embrapa-Trigo, Cristiano Tomasi, realizaram uma instrução técnica aos produtores, abordando temas como o armazenamento e manuseio das sementes, preparo do solo, técnicas de plantio e monitoramento e manejo inicial. “Esses momentos são importantes para que possamos dialogar com os produtores, sanar dúvidas e falar sobre as vantagens de ingresso ao programa”, concluiu Douglas.
No município do Vale do Rio Pardo, 47 famílias serão beneficiadas com sementes ofertadas pelo programa. A edição 2025 do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras é operacionalizada através de uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar e Embrapa-Trigo.
O Programa de Sementes e Mudas Forrageiras
O programa tem como objetivo estimular a diversificação e a qualidade das pastagens nos estabelecimentos familiares, visando melhorar a produção de leite e carne, além da produtividade dos rebanhos. O cultivo de pastagens no período de outono/inverno é uma das ações mais eficazes para o retorno da estabilidade no fornecimento de alimentações aos animais após este período de estresse por falta de chuvas no qual o produtor precisou lançar mão de quantidades maiores de ração, silagem e feno que possuem um custo elevado para a propriedade.
Assinatura de novos contratos durante a Expodireto Cotrijal 2025
Durante a 25ª Expodireto Cotrijal, que se encerrou na última sexta-feira (14), em Não-Me-Toque, o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, assinou os primeiros dez contratos do Programa de Sementes Forrageiras 2024/2025. O ato marcou o início da assinatura dos 85 contratos já autorizados junto ao Badesul, que somam R$ 10,4 milhões em recursos. Nesta edição, o programa vai investir R$ 22,1 milhões, para beneficiando 18,6 mil produtores rurais de 185 municípios.
Mais notícias
- Imagem área do Pavilhão da Agricultura Familiar na 23ª Expoagro Afubra
- Seminário na Expoagro mostrou como crédito rural e manejo do solo transformam agricultura familiar no RS.
- Vice-governador participou da inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar, que reúne 216 expositores de 89 municípios
- Autoridades posam com o contrato em mãos