Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Equipe da SDR realiza visita técnica em propriedade que integra programas da pasta

Publicação:

Visita técnica em bom jesus
Propriedade engloba diferentes políticas públicas ofertadas pela SDR - Foto: Ascom SDR

Uma equipe do Departamento de Agricultura e Pecuária Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, da Embrapa Trigo, e do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Bom Jesus realizou, no último dia 09 de maio, uma visita técnica na área rural do município da região dos Campos de Cima da Serra. A equipe composta pelos agrônomos, Douglas Velho, da SDR, Cristiano Tomasi, da Embrapa Trigo, e Júnior Kramer Velho e Juruema Batista Velho, da Emater/RS-Ascar, visitaram a propriedade rural de Anderson Camargo Alves, produtor de leite e de queijo artesanal serrano.

Na ocasião, em conjunto com o produtor, foi implementada uma Unidade Demonstrativa com cereais de inverno voltados para a produção de espécies forrageiras de qualidade superior e de elevado potencial produtivo. O objetivo deste trabalho visa testar o desempenho destes materiais genéticos na Região dos Campos de Altitude e realizar um evento de Dia de Campo para técnicos e produtores, com o intuito de difundir o uso dessas tecnologias.

A cultivar utilizada na propriedade será a BRS Tarumaxi, desenvolvida pela Embrapa Trigo e direcionada para pastejo, tendo como principais características seu valor nutritivo elevado e com adaptação a um prolongado período de pastejo, características estas oriundas de sua grande capacidade de perfilhação e de um sistema radicular profundo e agressivo.

Além desta, será também implantada na área uma cultivar de aveia branca para uso em pastejo, Longa Vida 1001 e, Longa Vida 73, um Mix de trigo e cevada forrageira voltada para o uso na forma de forragem conservada (silagem) da empresa Sementes Scherer.

Buscamos, com essas áreas demonstrativas, apresentar aos produtores forrageiras de alto potencial produtivo, tanto para pastagem quanto para a produção de alimento conservado, que resultarão em maior rendimento na produção final. As cultivares aqui utilizadas podem ser adquiridas pelos produtores por meio do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras”., assinalou o engenheiro agrônomo da SDR Douglas Velho.

Para o engenheiro agrônomo Cristiano Tomasi, que também faz parte da elaboração do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras, através da parceria entre SDR e Embrapa-Trigo, o uso de cereais de inverno tem como objetivo produzir alimentos de qualidade para os rebanhos leiteiro e de corte em um período que, normalmente, existe um vazio forrageiro na Região Sul, também conhecido como "vazio forrageiro outonal", período este que se estende de março a junho. “Além deste ganho direto pelo aumento da renda na propriedade pela maior produção de forragem durante todo o ano, salientamos também o importante benefício econômico e ambiental oriundo da possibilidade de manutenção da cobertura do solo durante os 365 dias do ano, contribuindo de forma significativa na proteção e conservação do solo contra os agentes erosivos”, conclui Tomasi.

O produtor Anderson Camargo Alves também adquiriu recentemente novos equipamentos para sua queijaria, que está cadastrada no Programa Estadual de Agricultura Familiar. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e que, aliado a estas novas tecnologias genéticas com cultivares de alto desempenho buscam impulsionar a qualidade dos produtos.

O nosso objetivo a partir da utilização desses cultivares é alcançar melhores resultados na produção do queijo artesanal serrano, com custos mais baixos e com melhor qualidade, gerando mais renda dentro da propriedade” concluiu Alves.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural