Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Feira Sabor Gaúcho Edição Dia das Mães traz produtos da agricultura familiar para a capital

Evento reúne 14 empreendimentos na Casa da Ospa

Publicação:

Secretário Covatti conversa com expositores
Nos mesmos moldes do evento de Natal, feira busca conectar produtores e consumidores da região metropolitana - Foto: Alexandre Aita/SDR

Foi aberta oficialmente nesta terça-feira (6), em Porto Alegre, a 1ª Feira Sabor Gaúcho Edição Dia das Mães. O evento acontece na Casa da Ospa, no Centro Histórico da capital, e reúne 14 expositores. O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, e o assessor da Presidência da Emater/RS, Ronaldo Carbonari, participaram do ato inaugural.

Na feira, estão presentes 12 agroindústrias, um estande com artesanato indígena e um com flores e plantas. No final de 2024, na edição de Natal, que aconteceu no mesmo local, os 12 empreendimentos presentes comercializaram cerca de R$ 95 mil em 3 dias. Entre os produtos artesanais apresentados estão queijos, doces, salames, cachaças, vinhos, mel, e cucas, entre outros.

O secretário Covatti ressaltou a dedicação dos agricultores para atingir o nível de qualidade dos produtos e ressaltou a importância da Emater/RS no incentivo à agroindustrialização, na melhoria dos processos e no auxílio à comercialização dos produtos.Estamos aqui num evento alusivo ao Dia das Mães, e no Rio Grande do Sul, a grande propulsora da agroindustrialização é a Emater/RS, é ela quem estimula e abre portas para incentivar nossos produtores no desenvolvimento dos seus empreendimentos”, afirmou o secretário.

Covatti enfatizou ainda que é dever do estado investir e estimular o desenvolvimento das agroindústrias no Rio Grande do Sul. “O esforço de vocês tem que ser correspondido, para nós efetivamente elevarmos a nossa régua do estado na questão da agroindústria família”, concluiu o titular da SDR.

O assessor da Presidência da Emater/RS, Ronaldo Carbonari, destacou que a presença das agroindústrias na capital são a possibilidade de reaproximar os moradores com a sua vivência no interior e destacou o papel o trabalho da SDR e da Emater/RS-Ascar no incentivo aos produtores. “O suprassumo da produção da agricultura familiar é a agroindustrialização e isso se mostra pelos números e inclusive pelo desenvolvimento de regiões onde se concentram o maior número de agroindústrias”, destacou Carbonari.

Pela primeira vez participando de uma feira na capital, a produtora Elis Jaeger Laissmann, da agroindústria Cookies do Vale, de Mato Leitão, afirmou que a oportunidade de comercializar os seus produtos em um grande centro, estimula a evolução da agroindústria. “Essa é a segunda feira que participamos e conseguimos já estar presente aqui, vamos aproveitar para divulgar nosso trabalho, ter contato com os consumidores e continuar trabalhando para quem sabe conseguirmos chegar até Expointer desse ano”, projetou Elis.

A Feira Sabor Gaúcho Edição Dia das Mães segue até esta quinta-feira (8), das 08h às 18h.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural