Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Reunião com ministro do MDA encaminha demandas da agricultura e pecuária familiar gaúchas

Publicação:

Secretário Ronaldo Santini fala para o ministro do MDA, Paulo Teixeira, e comitiva.
Secretário Santini apresenta ao MDA demandas da Agricultura Familiar após as enchentes que assolaram o Estado - Foto: Júlia Soares/SDR

O secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, participou, nesta quarta-feira (29/5), de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, ministro Paulo Teixeira, em que foram abordadas as demandas da Agricultura Familiar após as enchentes que assolaram o Estado. O encontro aconteceu na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/RS).

Entre os temas tratados estão a mudança das regras de acesso ao Proagro, a ampliação do acesso ao crédito, não apenas para os agricultores inscritos no CadÚnico, e o apoio aos povos tradicionais, quilombolas, indígenas e pescadores artesanais, que foram duramente afetados em consequência das enchentes no Estado. Santini também aventou a possibilidade de, em algumas situações, conceder a anistia aos financiamentos do público atingido.

O titular da SDR/RS afirmou que a união de esforços entre todas as esferas do poder público será fundamental para prestar auxílio aos produtores das pequenas propriedades. “Os agricultores familiares vão precisar ainda mais da atenção do Governo Federal para a retomada das suas vidas e da sua produção”, apontou Santini. “Sem o setor produtivo agropecuário, especialmente o da agricultura familiar, nós não teremos comida nas nossas mesas”, concluiu.

Em um segundo momento, também foram discutidas questões ligadas ao manejo de cultivo em solo e sobre a agricultura regenerativa, além da recuperação das áreas degradadas.

Na reunião, o ministro detalhou algumas das medidas anunciadas. Ele explicou que haverá acréscimo de R$ 600 milhões ao Fundo Garantidor de Operações (FGO) para cobrir operações de crédito do Pronaf e do Pronamp contraídas por agricultores familiares atingidos pela tragédia climática. Segundo Teixeira, os agricultores familiares gaúchos poderão acessar a linha emergencial do Pronaf, o que deve alavancar R$ 4 bilhões para ajudar na reconstrução da agricultura familiar no estado.

Também participaram da reunião o presidente da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul, Carlos Siegle de Souza; técnicos e dirigentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS); presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)César Aldrighi; presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Representades e integrantes de diversas entidades ligadas à agricultura familiar também marcaram presença no encontro, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e quilombolas.

Texto: Guilherme Granez/Ascom SDR

Edição: Júlia Soares/Ascom SDR

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural