Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Reunião debate Programa Sementes e Mudas Forrageiras em Erechim

Publicação:

Plateia de costas observa a fala do servidor da SDR Douglas Velho, que discorre em frente a um telão com informações do Programa de Sementes Forrageiras.
Evento aconteceu dentro da programação da Frinape - Foto: Terezinha Mariza Vilk/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Por Terezinha Mariza Vilk/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim

A execução do novo Programa Sementes e Mudas Forrageiras 2024/2025 foi debatida em reunião técnica realizada nesta quinta-feira (21/11), com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar, durante a programação técnica da Frinape 2024, que acontece em Erechim até domingo (24/11), no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie).

O programa envolve a parceria destas três instituições na realização de ações técnicas e uso de materiais forrageiros, voltada para agricultores familiares e pecuaristas e também com atividades voltadas aos rebanhos de corte e de leite. A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, participou da abertura da reunião.

Douglas Velho, do Departamento de Agricultura e Pecuária Familiar da SDR, detalhou o Programa, que visa fomentar a aquisição de sementes e mudas de espécies forrageiras, anuais e perenes, de inverno e verão, a formação de pastagens e a produção de silagem, feno ou pré-secado. Segundo ele, esta segunda edição do programa deverá beneficiar 15 mil produtores. Na primeira edição, o programa atingiu um publico de 12 mil produtores. Ele expôs ainda a forma de operacionalização do programa, que poderá ser, por exemplo, via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

O engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Cristiano Tomasi, explicou de que forma a instituição vai atuar nesta parceria. Tomasi ressaltou a importância da união das entidades para qualificarem as informações e novas tecnologias para o produtor, no fomento e na realização do programa. É muito bom que sejam trabalhadas ações de recuperação do solo e água, nesta parceria para atender as demandas de conservação do solo, finalizou.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural