Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Com apoio da SDR, artesãos Guarani participam da 10ª edição da ArteSul

Feira acontece até o próximo sábado, dia 21, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre

Publicação:

Feira acontece até o próximo sábado, dia 21, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre
Feira acontece até o próximo sábado, dia 21, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre - Foto: Rafael Ferrari da Silva/SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio Divisão de Quilombolas e Indígenas do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA), apoiou a participação de famílias indígenas na 10ª edição da ArteSul, organizada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). A feira teve início na última segunda-feira, dia 16, e seguirá até o próximo sábado, dia 21, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, com funcionamento diário das 9h às 19h.

Por meio de uma articulação promovida pelo técnico Rodrigo Brandão, da FGTAS, e a Divisão de Quilombolas e Indígenas, quatro famílias Guarani, provenientes de Maquiné, Torres e Viamão, foram inscritas no evento, ocupando dois estandes.

As famílias contam com assistência alimentar fornecida em parceria com o Restaurante Popular de Porto Alegre, articulada em conjunto com a Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos (UPIIRDD) e a Unidade de Segurança Alimentar (USA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). São disponibilizadas até 12 refeições diárias para atender às necessidades dos participantes indígenas durante a feira. Além do suporte público, há o apoio logístico da Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários (AEPIM).

“Essa articulação interinstitucional reflete o compromisso com a promoção da diversidade cultural, integrando o artesanato tradicional indígena em importantes eventos de comercialização do Estado”, afirmou o antropólogo e analista em assuntos culturais da SDR, Rafael Ferrari da Silva.

Ainda de acordo com Ferrari, a iniciativa demonstra o esforço em valorizar e visibilizar o artesanato tradicional dos povos indígenas, o qual representa uma das principais fontes de renda para diversas famílias indígenas artesãs.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural