Estado garante isenção da etapa Safrinha para agricultores familiares que participaram do Programa Troca-Troca de Sementes 24/25
Medida beneficia 3,3 mil agricultores e representa um investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões
Publicação:

O governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (30/6), a isenção do pagamento da etapa safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes 2024/2025. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado por meio da Resolução FEAPER nº 009/2025, representa um incentivo direto aos agricultores familiares que vêm enfrentando prejuízos em decorrência das fortes chuvas e da estiagem prolongada no Rio Grande do Sul.
Com a nova resolução, o subsídio do programa passa de 28% para 100% sobre o valor das sementes de milho e sorgo fornecidas aos produtores para o cultivo da safrinha. A isenção se aplica a todas as sementes, com exceção do valor referente à tecnologia transgênica, que já foi quitado pelos agricultores em dezembro de 2024 e não é objeto de reembolso.
A ação beneficia 3,3 mil agricultores familiares em 151 municípios gaúchos. O investimento do Estado para garantir a isenção chega a aproximadamente R$ 2,2 milhões. Os recursos serão custeados pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).
“Nos últimos anos, os agricultores vêm sofrendo com os efeitos das estiagens e, mais recentemente, com as chuvas excessivas que afetaram o Estado. Esta isenção é um benefício concreto para aliviar o impacto financeiro das famílias do campo e garantir condições para poderem seguir produzindo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti.