Interiorização do Programa Operação Terra Forte é destaque do seminário na regional de Pelotas
Publicação:

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediou na sexta-feira (06/06), o Seminário de Capacitação e Divulgação do Programa Operação Terra Forte Regional Pelotas. O programa Operação Terra Forte é a maior iniciativa voltada à agricultura familiar da história do Rio Grande do Sul.
O auditório da Faem reuniu cerca de 150 pessoas entre integrantes de universidades, de entidades de pesquisa e de classe, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, e o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, apresentaram o programa ao público e abordaram sobre a importância do diálogo com as entidades na elaboração do programa. O evento contou com a presença do diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera.
Essa oportunidade que temos é ímpar, porque a intenção aqui não é ser perfeito, é propor o debate com vocês, torná-los agentes desse processo conosco, pois a dedicação para recuperação do solo gaúcho tem que partir de todos nós, afirmou o secretário Covatti na abertura do evento.
Segundo Covatti, além da Emater/RS-Ascar, responsável pela operacionalização do programa, e da Embrapa, entidade especialista no manejo adequado do solo, as cooperativas e federações são importantes para o programa atingir o seu propósito. Essas entidades desenvolvem um trabalho maravilhoso junto aos produtores, também precisamos delas para ser eficazes no nosso trabalho de cobertura de solo, finalizou o secretário.
Para Luciano Schwerz, a convergência e o colegamento entre as entidades foram, desde o início, fundamentais para a concepção da Operação Terra Forte. Identificamos, logo após as enchentes, a necessidade de uma política pública mais incisiva para a agricultura gaúcha. Criamos um grupo de trabalho, estabelecemos diretrizes, e com a parceria de universidades e instituições conseguimos criar um programa baseado, essencialmente, na ciência e nas técnicas de cuidado do solo, complementou o presidente da Emater/RS.
O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, sediada em Pelotas, Waldyr Stumpf, reforçou a importância da congregação das entidades. Sempre lutamos para promover o tripé ensino, pesquisa e extensão, no entanto, para obtermos os resultados proveitosos a partir desse tripé, também precisamos de políticas públicas de qualidade, assegurou Stumpf.
À tarde, o seminário teve continuidade com instruções dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Emater/RS-Ascar. Na próxima semana, os seminários de capacitação ocorrerão nos municípios de Soledade (11), Ijuí (12), e Santa Rosa (13).