Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

Parceria entre SDR, Embrapa-Trigo e Emater auxilia produtores na reimplantação de áreas de pastagens, em Nova Hartz

Publicação:

Técnicos avaliam lavoura que está sendo replantada.
Lavouras estão reimplantadas com o objetivo de retomar a produção de alimento para os rebanhos - Foto: DAFA/SDR/Divulgação

Uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/RS), Embrapa-Trigo e Emater/RS-Ascar está viabilizando a reimplantação de áreas de pastagens que haviam sido perdidas pelas intensas chuvas de abril e maio, em Nova Hartz, no Vale do Rio dos Sinos. Na agenda realizada nesta quinta-feira (20/6), técnicos das três entidades avaliaram áreas com implantação de trigos de duplo propósito e triticales que estão sendo cultivadas para silagem.

Os produtores que tiveram suas áreas de pastagens severamente prejudicadas pelo excesso de chuvas fazem agora a reimplantação, para que consigam retomar a produção de alimento para seus rebanhos com mais rapidez. A Associação dos Produtores Rurais de Nova Hartz participa do Programa de Sementes Forrageiras, política pública da SDR/RS voltada ao fomento do cultivo de pastagens destinadas à alimentação animal. A Prefeitura Municipal também está dando suporte aos agricultores.

A parceria firmada entre SDR, Embrapa e Emater une a pesquisa à extensão rural e ao fomento em prol da ampliação e qualificação do cultivo de cereais de inverno, como importante alternativa para alimentação animal na produção de leite no Estado.

"O trabalho conjunto da SDR, da Embrapa-Trigo e da Emater/RS-Ascar representa um elo entre pesquisa e produtores rurais, onde não apenas se promove um desenvolvimento mais eficiente e sustentável do setor agropecuário, mas também se cria uma base sólida para enfrentar os desafios futuros do forma colaborativa e inovadora", avalia o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

“A estratégia de produção de silagem de cereais de inverno tem se destacado pelo baixo custo, excelente qualidade e segurança dentro do manejo alimentar, principalmente para a atividade leiteira, frente aos cenários adversos enfrentados no meio rural”, afirma o engenheiro agrônomo da SDR, Jonas Wesz.

Participaram da atividade os agrônomos da SDR, Jonas Wesz e Douglas Velho; o agrônomo da Embrapra-Trigo, Marcelo Klein; o técnico da Emater/RS-Ascar, Elder Lietzke, e o Diretor do Departamento de Agricultura de Nova Hartz, Emerson Brunner.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural