Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

SDR e Emater/RS lançam a 2ª edição de catálogo voltado ao artesanato quilombola gaúcho

Publicação:

Evento de lançamento da segunda edição do catálogo “Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho”, em Santa Maria
Evento de lançamento da segunda edição do catálogo “Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho”, em Santa Maria - Foto: Guilherme Granez/SDR

Catálogo Virtual - Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho 2024 (.pdf 10,83 MBytes)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) apresentou, nesta quarta-feira (27/11), em Santa Maria, a segunda edição catálogo “Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho”. O lançamento ocorreu durante a qualificação em Assistência Técnica e Extensão Rural com povos tradicionais quilombolas, promovida pela Emater/RS e realizada no São José Hotel e Centro de Eventos Santa Maria.

O catálogo é o acolhimento de uma demanda antiga de artesãos quilombolas do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo dar visibilidade e possibilitar a comercialização de suas obras. Através do trabalho conjunto entre Secretaria de Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar, foram identificados e catalogados artesãos interessados em participar da listagem aqui apresentada.

Guilherme Granez SDR (4)

A Analista de Políticas Públicas do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígena e Quilombolas (DDAPA/SDR), Mariana Detoni, afirma que o artesanato é uma fonte importante de recursos para os quilombolas. “São cerca de 700 famílias que tem o artesanato como uma atividade importante na constituição da sua renda, então esse catálogo atende uma demanda dos próprios artesãos, e contribui na divulgação do seu trabalho”, conclui Mariana.

O catálogo tem como público-alvo os interessados em conhecer os saberes e fazeres quilombolas. Ele poderá ser veiculado através de sítios e mídias governamentais do Rio Grande do Sul, sítios de feiras estaduais e locais, sítios de prefeituras, compartilhamento em redes sociais, pela impressão gráfica e tantas outras, visando divulgar de forma ampla o rico artesanato quilombola.

A artesã Maria Helena Costa Duarte, pertencente a Comunidade Quilombola Vó Ernestina, do município de Morro Redondo, revela que o catálogo remonta a cultura e as tradições dos povos originários. “O artesanato em palhas de milho e outras fibras reporta a minha origem, pois aprendi essa técnica com a minha mãe, que é negra, e com o meu avô, que era indígena”, comenta. “Não faço só pelo dinheiro, mas também pelo prazer, me apaixono pelas peças que vou confeccionando”, finaliza Maria Helena.

A identificação dos atores participantes deu-se por meio da aplicação de um formulário, veiculado através dos escritórios municipais da Emater/RS, em caráter permanente, que permitirá atualizações periódicas do cadastro dos artesãos e o acolhimento de novos participantes.

A coordenadora estadual de Ações com Povos Tradicionais Quilombolas da Emater/RS, Regina Miranda, recorda que a 1ª edição do catálogo foi criada para a Expointer 2021 e teve um resultado muito positivo. “Tivemos uma comercialização significativa de artesanato naquela ocasião, e também a partir do catálogo virtual” comenta. “Nesse sentido, decidimos reeditar o catálogo agora com um número maior de artesãos” finaliza Regina.

Através dos endereços informados em cada página, é possível entrar em contato direto com os artesãos, que poderão detalhar preços, especificações das peças, formas de pagamento e modalidades de envio ou entrega.

A execução do projeto foi do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA/SDR), Assessoria de Comunicação (Ascom/SDR) e da Gerência Técnica-GET, Núcleo de Desenvolvimento Social-NDS, Extensionista Rural de Nível Superior, Coordenadora Estadual de Aters com Comunidades de Remanescentes de Quilombos.

Clique no link abaixo e confira a nova edição do catálogo: 


Catálogo Virtual - Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho 2024 (.pdf 10,83 MBytes)


Catalogo Impresso
Catálogo “Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho”

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural