SDR e Emater/RS lançam a 2ª edição de catálogo voltado ao artesanato quilombola gaúcho
Publicação:
Catálogo Virtual - Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho 2024 (.pdf 10,83 MBytes)
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) apresentou, nesta quarta-feira (27/11), em Santa Maria, a segunda edição catálogo “Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho”. O lançamento ocorreu durante a qualificação em Assistência Técnica e Extensão Rural com povos tradicionais quilombolas, promovida pela Emater/RS e realizada no São José Hotel e Centro de Eventos Santa Maria.
O catálogo é o acolhimento de uma demanda antiga de artesãos quilombolas do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo dar visibilidade e possibilitar a comercialização de suas obras. Através do trabalho conjunto entre Secretaria de Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar, foram identificados e catalogados artesãos interessados em participar da listagem aqui apresentada.
A Analista de Políticas Públicas do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígena e Quilombolas (DDAPA/SDR), Mariana Detoni, afirma que o artesanato é uma fonte importante de recursos para os quilombolas. “São cerca de 700 famílias que tem o artesanato como uma atividade importante na constituição da sua renda, então esse catálogo atende uma demanda dos próprios artesãos, e contribui na divulgação do seu trabalho”, conclui Mariana.
O catálogo tem como público-alvo os interessados em conhecer os saberes e fazeres quilombolas. Ele poderá ser veiculado através de sítios e mídias governamentais do Rio Grande do Sul, sítios de feiras estaduais e locais, sítios de prefeituras, compartilhamento em redes sociais, pela impressão gráfica e tantas outras, visando divulgar de forma ampla o rico artesanato quilombola.
A artesã Maria Helena Costa Duarte, pertencente a Comunidade Quilombola Vó Ernestina, do município de Morro Redondo, revela que o catálogo remonta a cultura e as tradições dos povos originários. “O artesanato em palhas de milho e outras fibras reporta a minha origem, pois aprendi essa técnica com a minha mãe, que é negra, e com o meu avô, que era indígena”, comenta. “Não faço só pelo dinheiro, mas também pelo prazer, me apaixono pelas peças que vou confeccionando”, finaliza Maria Helena.
A identificação dos atores participantes deu-se por meio da aplicação de um formulário, veiculado através dos escritórios municipais da Emater/RS, em caráter permanente, que permitirá atualizações periódicas do cadastro dos artesãos e o acolhimento de novos participantes.
A coordenadora estadual de Ações com Povos Tradicionais Quilombolas da Emater/RS, Regina Miranda, recorda que a 1ª edição do catálogo foi criada para a Expointer 2021 e teve um resultado muito positivo. “Tivemos uma comercialização significativa de artesanato naquela ocasião, e também a partir do catálogo virtual” comenta. “Nesse sentido, decidimos reeditar o catálogo agora com um número maior de artesãos” finaliza Regina.
Através dos endereços informados em cada página, é possível entrar em contato direto com os artesãos, que poderão detalhar preços, especificações das peças, formas de pagamento e modalidades de envio ou entrega.
A execução do projeto foi do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA/SDR), Assessoria de Comunicação (Ascom/SDR) e da Gerência Técnica-GET, Núcleo de Desenvolvimento Social-NDS, Extensionista Rural de Nível Superior, Coordenadora Estadual de Aters com Comunidades de Remanescentes de Quilombos.
Clique no link abaixo e confira a nova edição do catálogo:
Catálogo Virtual - Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho 2024 (.pdf 10,83 MBytes)
Mais notícias
- Técnicos da Emater, servidores da SDR e integrantes de aldeia indígena posam com os materiais para a prática da meliponicultura
- Realizado em Caxias do Sul, a última edição de 2024 do Seminário Regional do Peaf reuniu mais de 250 participantes
- Imagem de lavoura de milho semeada com sementes do Programa Troca-Troca.
- Secretário Covatti e autoridades posam em frente à mesa com produtos da agricultura familiar