Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Rural

Início do conteúdo

SDR inicia entrega de 600 caixas isotérmicas para Pescadores Artesanais

Ato realizado nesta quinta-feira (30), em Maquiné, no Litoral Norte, efetuou a destinação de 30 equipamentos

Publicação:

Ato realizado nesta quinta-feira (30), em Maquiné, no Litoral Norte, realizou a destinação de 30 caixas isotérmicas
Ato realizado nesta quinta-feira (30), em Maquiné, no Litoral Norte, realizou a destinação de 30 caixas isotérmicas - Foto: Guilherme Granez/SDR

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), deu início à distribuição de caixas isotérmicas do Programa Refrigerar para pescadores artesanais de 20 municípios gaúchos. A iniciativa busca fortalecer o setor pesqueiro, que teve sua capacidade produtiva impactada por eventos climáticos recentes. Ao todo, serão entregues 600 caixas isotérmicas de 75 litros cada, representando um investimento de R$ 118 mil.

Nesta quinta-feira (30), a SDR realizou a entrega de mais 30 caixas isotérmicas a pescadores de Maquiné, no litoral norte gaúcho. Representando o secretário Vilson Covatti, o diretor Alex Teichmann acompanhou a distribuição. Anteriormente, foram entregues 105 unidades nos municípios de Arroio do Sal, Osório e Ijuí.

Covatti destacou a importância da ação para o setor: “A entrega desses equipamentos representa um primeiro passo, dentro de um conjunto maior de medidas que beneficiarão essa categoria”, afirmou Covatti.

A pescadora de Maquiné, Amélia Roldão da Rosa, comemorou a iniciativa, que colabora no dia a dia de sua atividade. “A caixa contribui muito no nosso trabalho, pois a minha família vende o pescado no comércio local e com esse utensílio podemos armazenar adequadamente o produto como aprendemos no curso de boas práticas da Emater/RS”, afirmou.

Já o chefe da Divisão da Pesca e Aquicultura da SDR, Marlon Arenhardt, destacou a relevância da ação: “A entrega representa um ato importante, pois representa um momento que nós temos para discutirmos a qualidade do pescado, as boas práticas e também entregar uma ferramenta que vai colaborar na atividade dos nossos pescadores”.

“Essa ação se revela fundamental, pois ele propõe uma melhoria nas boas práticas do pescado, contribuindo assim, efetivamente, na qualidade do produto que é entregue”, destacou o gerente da regional Porto Alegre da Emater/RS-Ascar, Elias David Kuck.

Nesta edição do programa, serão contemplados trabalhadores de localidades que ainda não haviam recebido o equipamento em ciclos anteriores. Os pescadores contemplados são dos municípios de: Arroio do Sal, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Maquiné, Nova Santa Rita, Osório, São Jerônimo, Taquari, Terra de Areia, Triunfo, Cachoeira do Sul, Ijuí, Mariano Moro, Pirapó, Porto Lucena, Rosário do Sul, Salto do Jacuí, São Gabriel e Tavares.

Sobre o Programa Refrigerar

O Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador - Programa Refrigerar - tem como foco a saúde e o bem-estar dos pescadores artesanais, garantindo melhores condições para o armazenamento e a comercialização do pescado.

A iniciativa foi proposta pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA) e é executada pela Emater/RS-Ascar. Além da distribuição das caixas isotérmicas, o projeto prevê a capacitação dos pescadores em boas práticas de manipulação e armazenagem, promovendo segurança alimentar e sustentabilidade na cadeia produtiva.

Reportagem e fotos: Guilherme Granez/ ASCOM SDR
Edição: Júlia Soares/ASCOM SDR

 

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Rural