Programa de Sementes Forrageiras, da SDR, é apresentado durante o CerealTec, em Passo Fundo
Publicação:
O Programa de Sementes Forrageiras, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura e Pecuária Familiar (DAPF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi apresentado, nesta quinta-feira (26), durante o CerealTec, evento que acontece no campo experimental da Embrapa Trigo, em Passo Fundo. O CerealTec tem o objetivo de discutir sobre técnicas de manejo na agricultura.
O engenheiro agrônomo da SDR, Jonas Wesz, foi o responsável por expor a execução de atividades conjuntas do Programa de Sementes Forrageiras, que busca a transferência de tecnologias que promovam a inserção de inovações tecnológicas voltadas ao uso de cereais de inverno na alimentação animal e ao manejo e conservação do solo e da água. Em sua última edição, o Forrageiras beneficiou mais de 10 mil agricultores familiares, em sua maioria produtores de leite que têm a base da alimentação do seu rebanho sobre pastagens.
Wesz destacou o trabalho em conjunto entre SDR, Embrapa e Emater para modernização do programa. “No CerealTec 2024 estamos apresentando a qualificação do Programa de Sementes Forrageiras, que está passando de uma ação de aquisição de sementes para uma ação com foco na produção de alimento animal por meio de pastagens de qualidade, conservação na forma de silagem, feno epré-secado, redução dos vazios forrageiras e planejamento forrageiro para aumento de renda na propriedade”, concluiu o engenheiro agrônomo.
Desde março de 2024, a SDR, a Embrapa Trigo e a Emater possuem uma parceria para o fomento no uso de cereais de inverno no âmbito do Programa de Sementes Forrageiras. Durante o evento, o engenheiro agrônomo da Embrapa-Trigo, Cristiano Tomasi também explicou ações da parceria, que inclui visita às propriedades de agricultores e a organização de “Dias de Campo”, em conjunto com a Emater/RS-Ascar.
Entre as autoridades presentes, estava chefe de gabinete da SDR, Norton Baum, que representou o secretário Vilson Covatti no ato. “Estou muito feliz de visitar este espaço da Embrapa Trigo, que é um local fundamental para pesquisa e o desenvolvimento técnico da agricultura”. Concluiu Baum.,
O evento contou também com a presença do presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, do Diretor-Técnico da entidade, Claudinei Baldissera, do Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Trigo, Mércio Strieder, e do Gerente de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Giovani Faé.
Colaboraram: Joseani Antunes/Imprensa Embrapa e Vanessa Almeida/Imprensa Emater.