Seminário oportuniza debate sobre desafios e oportunidades para agroindústrias familiares

Autoridades sentadas em mesa com toalha branca e com uma faixa escrita "Seminários Regionais de Agroindústria Familiar". Enquanto isso, o diretor substituto do Departamento de Agroindústria Familiar da SDR, fala no evento.
Evento de Lagoa Vermelha foi o quinto realizado em 2024 - Foto: Vanessa Almeida de Moraes/Emater-RS/Ascar
Por Vanessa Almeida de Moraes/Emater-RS/Ascar

Foi realizada em Lagoa Vermelha a quinta edição do Seminário Regional do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. O evento aconteceu na sede da AABB e reuniu mais de 130 pessoas, de cerca de 30 municípios. A promoção foi da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com Famurs, Sicoob e Fetag/RS.

Na parte da manhã aconteceram duas palestras, a primeira ministrada pelo médico veterinário da SDR, Eduardo da Rosa, que apresentou uma contextualização do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), explicando os processos de cadastramento e inclusão. Na sequência, a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin, falou sobre os desafios da agroindústria familiar e a qualificação dos produtos.

Foi proposto um trabalho em grupo entre os participantes a fim de discutir e propor sugestões sobre os temas: quais as principais dificuldades enfrentadas pelas agroindústrias; quais as melhorias e os serviços que o Peaf poderia ofertar para auxiliar na solução das dificuldades; e como a Emater/RS-Ascar poderia auxiliar as agroindústrias familiares. Após, as respostas foram apresentadas no grande grupo.

O secretário adjunto da SDR, Lindomar do Carmo Moraes, destacou que as agroindústrias familiares são prioridade na Secretaria e salientou a importância das feiras como espaços de divulgação e comercialização. "Tivemos uma Expointer recorde e o maior índice de vendas foi das agroindústrias, quase 26% de aumento em relação ao ano passado", disse, ressaltando os investimentos que o Estado vêm fazendo em feiras com potencial de oportunizar mercado para as agroindústrias familiares.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Vecchi, a Emater/RS-Ascar atua como porta de entrada das agroindústrias no Peaf. "Por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, os produtores conseguem se inserir nessa política pública, fundamental para o desenvolvimento local. Além disso, muitas agroindústrias surgiram a partir do olhar atento dos extensionistas, que identificaram o potencial das famílias e as oportunidades de mercado, fomentando iniciativas que hoje são referências na região e no Estado", avaliou Vecchi.

Estiveram presentes também ,da SDR, o diretor substituto do Departamento de Agroindústria Familiar, Maurício Neuhaus; da Emater/RS-Ascar, a gerente regional adjunta, Rozimeri Alves Galante, a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, Bruna Brezolin, o assistente técnico regional de Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke; da Fetag, Carina Aparecida da Silva; do Sicoob Novos Campos, o presidente Otávio Tessaro e o coordenador de estratégias e negócios do Agro da Central, Felipe Amorim; o secretário municipal da Agricultura de Lagoa Vermelha, Ivolmir Minozzo, entre outras lideranças.